domingo, 15 de maio de 2011

JORNADA TEMÁTICA - "Crack e Psicanálise: Uma pedra no caminho"



O CEPP (Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise) apresenta o evento científico previsto para acontecer nos dias 20 e 21 de maio de 2011, nesta cidade. Trata-se da Jornada Temática “Crack e psicanálise - a pedra no caminho”.

Pode-se definir abuso como o uso recorrente ou contínuo de substância que provoca prejuízo físico, mental e social em uma pessoa, podendo colocar em risco sua integridade física e a dos outros. Estima-se que a prevalência do abuso de “crack”  situa-se entre 0,5 e 0,7% da população mundial, o que representaria de 1000 a 1400 dependentes dessa substância somente em Ipatinga. O crack é, atualmente, uma droga que aparece nos cenários clínico, social e jurídico como algo que precisa ser discutido com seriedade e urgência, uma vez que tem se inserido, com muita freqüência, nos diversos contextos familiares, por usuários jovens e crianças, num ritmo avassalador e com conseqüências trágicas.

O CEPP tem como objetivo o rigor científico em seus estudos e na transmissão de suas pesquisas, e preocupa-se com a qualidade operacional dos eventos que oferece à sociedade. Por isso, convidamos como parceira nesse evento a UNIPAC, Universidade Presidente Antonio Carlos de Ipatinga, que prontamente envolveu-se no projeto.

Nossa intenção é discutir e desenvolver propostas de enfrentamento da epidemia do crack, partindo dos impasses que ele traz, seja ao campo jurídico, ao campo do social e da assistência clínica. Portanto, ao denominarmos as mesas temáticas como “Crack social”, “Crack  jurídico” e “Crack  clínico”, tomamos o significante crack no mesmo sentido de “Crack da Bolsa de 1929”, ou seja, um evento que impõe a derrocada de certos princípios e práticas tradicionais, levando a uma crise do saber constituído. Interessa-nos, ainda, descobrir se essa “pedra no caminho” comporta ou não uma diferença essencial em relação a outras drogas, no que diz respeito ao risco de dependência, ao potencial de letalidade e à dificuldade de tratamento.

CRONOGRAMA

Sexta-feira (20/05)
19:30  Credenciamento
19:45  Abertura
20:00  Conferência
20:45  Debate

Sábado (21/05)
8:30 a 10:30  Mesas Simultâneas
9:30 a 9:45    Coffee Break
10:30 a 11:00 Relatoria (Elaboração de Relatório pelos Mediadores das Mesas)
13:00 Filme curta-metragem
13:30  Plenária
14:30 a 14:45   Coffee Break
15:30  Encerramento

   PARTICIPANTES


Sexta-feira (20/05)

Maria Wilma Faria
Psicóloga. Psicanalista. Terapeuta Ocupacional e Especialista em Saude Mental. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Amancio Borges
Psicólogo. Psicanalista. Especialização Lato Sensu em Teoria e Clínica da Psicanálise.
Mestrado em Estudos Psicanalíticos.

Jecení Alcina Gonçalves Lopes
Psicóloga. Especialista em Pedagogia. Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Psicologia da UNIPAC-Ipatinga.


Sábado (21/05)

Juliana Corrêa Andrade
Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicanálise Aplicada à Saúde Mental. Coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano. Docente do curso de psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga- UNIPAC. Membro do CEPP.

Adriana Condessa Torres
Terapeuta Ocupacional. Especialista em Psicanálise Aplicada à Saúde Mental. Coordenadora do CASAM - CAPS II de Coronel Fabriciano (MG).

Maria Cristina Abrantes
Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicanálise Aplicada à Saúde Mental. Coordenadora do CLIPS – CAPS II de Ipatinga (MG).

Walter Freitas de Morais Júnior
Graduado em Direito. Especialização em Direito, Impacto e Recuperação Ambiental. Mestrado em Engenharia Ambiental. Promotor de Justiça de Defesa da Saúde da Comarca de Ipatinga (MG).

Marlí Maria Braga de Andrade
Juíza Titular da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ipatinga (MG).

Elizete Gonçalves
Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicanálise Aplicada à Saúde Mental.
Técnica Superior de Saúde do CLIPS – CAPS II de Ipatinga (MG)

Gildásio Mendes
Médico. Especialista em Saúde da Família (UFMG). Clínico Geral do Programa de Saúde da Família (PSF) em Santana do Paraíso (MG)

Humberto de Oliveira
Psicólogo. Psicanalista. Mestrado em Estudos Psicanalíticos.

VALOR E LOCAL DE INSCRIÇÃO

- Estudantes:  R$20,00
- Profissionais:    R$40,00



Download do texto de divulgação (contém informações complementares): CEPP - "Crack uma pedra no caminho"

Fonte: CEPP - Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise

Divulgação: Profª.Alcina Gonçalves - Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia e Coordenadora Adjunta do Curso de Psicologia da UNIPAC Ipatinga.

Nenhum comentário: