quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estágio em Psicologia (RH)

Estágio em Psicologia (RH)
Estudantes cursando a partir do 6º Período.
Disponibilidade: 9:30h às 17:00h
O candidato deverá ter conhecimento em aplicação de PMK.
Interessados deverão enviar currículo para logos.psicologia@yahoo.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA - Prorrogação do prazo para inscrições de trabalho

(Clique na imagem para ampliá-la)


Atendendo a solicitações, o prazo para inscrição de trabalhos foi prorrogado até 05 de Maio. A comissão de organização informa ainda que não haverá novas prorrogações!!

I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento



Entre dias os 13 a 15 de maio, em Londrina – PR, haverá o I CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (I CPAC), o IV ENCONTRO PARANAENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (IV EPAC) e o I ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE ESTUDO DAS PSICOTERAPIAS ANALÍTICOS COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA ( I EBEPAC - 3a. O).


Local do Evento: HOTEL SUMATRA, Londrina, Paraná. Mais informações no site:
www.uel.br/eventos/cpac ou pelo e-mail: cpac_uel@yahoo.com.br.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIPAC - Ipatinga ministra palestra no II Seminário Regional de Educação Inclusiva

A Coordenadora do curso de Psicologia da UNIPAC Profª. Mestre. Keila Amaro Pires, ministrou no dia 15 de Abril, a palestra "Acompanhamento e monitoramento de acesso e permanência na escola das Pessoas com Deficiência", a qual se realizou no II Seminário Regional de Educação Inclusiva: Diversidade e Direito, que aconteceu de 12 a 16/04/2010. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e pela Superentendência Regional de Ensino, tendo se realizado no Hotel Bristol - Ipatinga.
Segundo a Profª. Keila, a palestra foi bem recebida pelos participantes e motivou colocações ricas que puderam ser debatidas com muito empenho por alguns. Afirmou ainda que sua "principal contribuição foi a consideração dos aspectos subjetivos - que significa considerar que cada pessoa é única - no planejamento e atendimento do aluno com deficiência nas escolas regulares".



3º Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional



Tema: “Possibilidades de atuação e reflexões teórico-práticas”
Data: 6 a 8 de maio de 2010
Local: Universidade Federal de Uberlândia (Auditório Bloco 3Q - Campus Santa Mônica)
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Uberlândia - MG, 38408-100


Mais informações:
Bloco 2C, sala 20 (LAPEE) - Campus Umuarama
Telefone: (34) 3218 - 2235 ramal 26

Para ver o folder do evento clique aqui.

Inscrições

1 - As inscrições poderão ser realizadas nos seguintes
endereços eletrônicos:
http://www.fau.ufu.br/new/web/emps3
http://www.fau.ufu.br/inscricoes/online.php

2 - Taxa de inscrição:
Até o dia 01/04/2010

Sócios ABRAPEE
Estudantes - R$ 50,00
Profissionais - R$ 60,00

Não sócios da ABRAPEE
Estudantes - R$ 60,00
Profissionais - R$ 70,00

A partir do dia 02/04/2010
Sócios ABRAPEE
Estudantes - R$ 60,00
Profissionais - R$ 70,00
Não sócios da ABRAPEE

Estudantes - R$ 70,00
Profissionais - R$ 80,00

3 - Os inscritos poderão enviar até 3 (três) trabalhos de sua autoria.

4 - Serão aceitos trabalhos sob a forma de comunicação oral, nas seguintes áreas temáticas:

- Avaliação Psicológica
- Desenvolvimento e Aprendizagem
- Educação Infantil
- Formação de Professores/Educadores
- Formação de Psicólogos
- Inclusão Escolar/Educação Especial
- Projetos em Psicologia Escolar/Educacional

5 - As normas para formatação dos resumos e textos completos estão disponíveis em:
http://www.fau.ufu.br/new/web/emps3

6 - Prazo para envio de resumos e textos completos: 16 de abril de 2010

7 - Os resumos e textos completos deverão ser enviados para empees3@gmail.com.

8 - Serão oferecidos certificados de apresentação de trabalhos apenas para os autores inscritos no evento.

9 - A divulgação da lista dos trabalhos aprovados será realizada no 26 de abril de 2010.

PROGRAMAÇÃO

06/05 (quinta-feira)


17h00 - Credenciamento e entrega de material
Local: Saguão Bloco 3Q

19h00 - Solenidade de Abertura do Evento
Apresentação Cultural
Local: Auditório do Bloco 3Q

20h00 -
Conferência de Abertura
Profª Drª Raquel Souza Lobo Guzzo (PUC-Campinas)
Local: Auditório do Bloco 3Q

22h00 - Coquetel
Local: Saguão Bloco 3Q

07/05 (sexta-feira)

08h00 - Comunicação Oral
Local: Bloco 3Q

10h00 - Intervalo Cultural
Local: Centro de Convivência Bloco 3 Q

10h30 - Mesas Redondas

“Psicologia, Educação Infantil e Políticas Públicas”
Profª Drª Beatriz Belluzzo Brando Cunha (ABRAPEE); Profª Drª Ana Paula Soares Silva (USP/FFCLRP); Profª Drª Myrtes Dias da Cunha (UFU)
Mediadora: Profª Drª Maria José Ribeiro (UFU)
Local: Anfiteatro do Bloco B

“Psicologia e Direitos Humanos: Infância, Adolescência e Família”
Profª Drª Anamaria Silva Neves (UFU); Prof. Dr. Marcelo Domingues Roman (Unifesp); Dr. Marcelo Pedroso Goulart (Promotor de Justiça no Estado SP)
Mediadora: Profª Drª Silvia Maria Cintra da Silva (UFU)
Local: Auditório do Bloco X

12h00 - Almoço

14h00 - Mini-Cursos
Local: Bloco 3Q

“Refletindo sobre as regras na escola e o desenvolvimento da autorregulação”
Profª Drª Telma Pileggi Vinha (Unicamp)

“Psicologia Escolar: Estratégias de Intervenção junto a Família e a Escola”
Prof. Dr. Lincoln Coimbra Martins (UFMG)

“Psicologia, educação e adolescência em conflito com a lei: análise crítica e horizontes
de atuação”
Prof. Dr. Marcelo Roman (Unifesp)

“Orientação a Queixa Escolar”
Profª Ms. Beatriz de Souza (USP)

“A família incestuosa: conceitos e paradoxos”
Profª Drª Anamaria Silva Neves (UFU)

“Fundamentos para uma atuação do psicólogo comprometida com a educação em conjunto para todos”
Profª Drª Carla Biancha Angelucci (Mackenzie)

“Desenvolvimento da Psicomotricidade: uso de sucatas”
Profª Drª Helena de Ornellas (UFTM)

“A obra de D. W. Winnicott e o trabalho do Psicólogo Escolar”
Profª Drª Maria José Ribeiro (UFU)

“Acupuntura e Contextos Educacionais”
Profa. Dra. Célia Vectore (UFU)

“Criatividade na escola: possibilidades de estimulação e avaliação”
Profª Drª Tatiana de Cássia Nakano (PUC Campinas)

“O psicólogo escolar / educacional e a violência doméstica contra a criança: possibilidades de olhares e fazeres”
Profª Ms. Luciana Pereira de Lima (USP Ribeirão Preto/UFU)

“A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e sua aplicabilidade na educação”
Profª Drª Marineia Crosara de Resende (UFU)

18h00 - Lançamento de livros
Local: Saguão do Bloco 3Q

19h00 – Simpósio

“A dimensão política na formação/atuação do psicólogo escolar”
Prof. Ms. Walter Mariano (UNIUBE); Profª Drª Silvia Maria Cintra da Silva (UFU); Profª Drª Maria José Ribeiro (UFU)
Local: Auditório Bloco 3Q

08/05 (sábado)


08h00 - Comunicação Oral

10h00 – Intervalo

10h30 -
Mesas Redondas

“Desenvolvimento Moral e Escola”
Prof. Dr. Lincoln Coimbra Martins (UFMG); Profª Drª Telma Pileggi Vinha (UNICAMP)
Mediadora: Profª Drª Lúcia Helena Mendonça (UFU)
Local: Auditório da Biblioteca

“Inclusão Escolar: enfrentamentos e conquistas”
Profª Drª Carla Biancha Angelucci (Mackenzie); Profª Drª Alexandra Anache (UFMT)
Mediadora: Profª Drª Cláudia Dechichi (UFU)
Local: Auditório do Bloco 3Q

12h00 - Almoço

14h00 - Conferência de Encerramento
Profª Ms. Beatriz de Souza (USP)
Local: Auditório do Bloco 3Q

16h00 - Solenidade de Encerramento
Atividade Cultural
Local: Auditório do Bloco B

Coordenação Geral do Evento:
Profª Drª Carmen Lúcia Reis - UFU

Comissão Organizadora:
Profª Drª Anabela Almeida Costa e Santos - UFU, Profª Drª Claúdia Dechichi - UFU, Profª Drª Eulália Henrique Maimone - ABRAPEE, Profª Ms. Luciana Pereira de Lima - UFU, Profª Drª Lúcia Helena Ferreira Mendonça Costa - UFU, Profª Drª Maria José Ribeiro - UFU, Profª Drª Paula Cristina Medeiros de Rezende - UFU, Profª Drª Marineia Crozara Rezende - UFU, Profª Esp. Silvia Lúcia Ferreira - UFU, Profª Drª Silvia Maria Cintra da Silva - UFU.

Presidente da Comissão Científica:
Profª Drª Silvia Maria Cintra da Silva - UFU

Comissão Científica:
Profª Drª Anabela Almeida Costa e Santos - UFU, Profª Drª Carmen Lúcia Reis - UFU, Profª Drª Célia Vectore - UFU, Profª Drª Cláudia Araújo da Cunha - UFU, Profª Drª Cláudia Dechichi - UFU, Profª Drª Eulália Henrique Maimone - ABRAPEE, Profª Drª Helena Ornellas Sivieri Pereira - UFTM, Prof. Dr. Lincoln Coimbra Martins - UFMG, Profª Drª Lúcia Helena Ferreira Mendonça Costa - UFU, Profª Drª Maria José Ribeiro - UFU, Profª Drª Marineia Crozara Rezende - UFU, Profª Drª Paula Cristina Medeiros de REzende - UFU, Profª Drª Silvia Maria Cintra da Silva - UFU.


Realização

Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Psicologia (IPUFU), Programa de Mestrado em Psicologia Aplicada (PGPSI), Associação Brasileira de Psicologia Escolar (ABRAPEE), Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04) – Escritório, Setorial de Uberlândia, Laboratório de Psicologia Escolar/Educacional (LAPEE), Clínica Psicológica da UFU (CLIPS).

Defesa de dissertação de Mestrado da Professora Vânia Calado - SIEPEX 2010

A Profª. Vânia Calado, Supervisora do Estágio Supervisionado Básico I, aceitou o convite de apresentar no SIEPEX de 2010, que acontecerá em junho, sua dissertação de mestrado.

A defesa acontecerá no dia 21 de maio, às 10 horas, no Instituto de Psicologia da USP. Abaixo está o título, o resumo e a banca examinadora.

Título: Escolarização, gênero e conflito com a lei: um estudo de registros de atendimento a adolescentes em medida socioeducativa.
Nome do Orientador: Marilene Proença Rebello de Souza - Professora Assistente Doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Banca
Sérgio Fernandes Senna Pires -
Câmara dos Deputados FEDERAL, Brasil/Laboratório de Pesquisa da UNB

Maria de Fátima Araújo -
Universidade Estadual Paulista/Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP de Assis

RESUMO


CALADO, Vânia Aparecida. Escolarização, gênero e conflito com a lei: um estudo de registros de atendimento a adolescentes em medida socioeducativa. 2010. 219 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

Tendo como base a abordagem crítica em Psicologia Escolar, esta pesquisa tem como objetivos: compreender as relações estabelecidas entre adolescentes e escola que produzam atos de indisciplina que culminam no cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, bem como identificar a presença das questões de gênero estabelecidas nas relações entre adolescentes e escola que culminam no cumprimento das medidas citadas. O método de pesquisa é o de estudo de caso, de caráter documental, realizado em município da Grande São Paulo, a partir de análise de pastas técnicas de adolescentes que cumpriram medida socioeducativa em meio aberto, de 2000 a 2007. Na primeira etapa, pesquisamos 629 pastas técnicas de adolescentes na faixa etária dos 12 a 19 anos, com o seguinte perfil: 91,6% meninos e 8,4% meninas; 68,5% com 15-17 anos; 65% das meninas e 52% dos meninos estudavam; 60% cursavam entre a 5a e a 8a série do Ensino Fundamental; proporcionalmente as meninas apresentam maior escolaridade. As meninas são identificadas nas pastas técnicas como aquelas que cometeram mais furto (25%) e agressão (22%), e os meninos como aqueles que realizaram mais roubo (37%) e furto (19%). Dezenove pastas técnicas referem-se a adolescentes que cometerem ato infracional na escola, predominantemente a agressão. Na etapa qualitativa, selecionamos cinco pastas técnicas para análise. Constatamos que os atendimentos aos adolescentes que cumprem a medida socioeducativa apresentam foco individual, sem resgate da trajetória escolar e do que os levou a cometer o delito, sem ações em parceria com a escola. Consideramos que essas práticas e discursos culpabilizam e tornam mais crônica a situação vivenciada por esses adolescentes. É necessário realizar ações que promovam o protagonismo juvenil, possibilitando a expressão, ressignificação e construção de novas práticas ancoradas na autonomia e no compromisso mútuo entre instituições educativas e seus participantes, na direção da superação da complexa rede de relações que produzem fracasso escolar, violência na escola e cumprimento de medida socioeducativa.

Palavras-chave: Psicologia escolar. Adolescente em conflito com a lei. Fracasso escolar. Medidas socioeducativas. Gênero. Estatuto da Criança e do Adolescente. Ensino Fundamental.

VII Congresso Nacional da Psicologia (CNP)



Prepare-se! O VII CNP vem aí.
Data: 03.06.2010 a 06.06.2010
Cidade: Brasília
Estado: DF
Telefone: (61) 2109 0100
E-mail: ascom@pol.org.br
Link:

Roteiro da UNIPAC para elaboração de Artigos Científicos


A verdade surge mais facilmente do erro do que da confusão. Assim dizia Francis Bacon (considerado o fundador da Ciência Moderna). Então, se você se interessa por algum tema, talvez seja uma boa oportunidade de escrever um artigo e reunir em um único texto informações pesquisadas em vários livros dentre outros arquivos (inclusive os digitais). De modo genérico, o artigo é um meio de informar dados obtidos através de uma pesquisa criteriosa, que para isso, utiliza uma metodologia própria. Comumente cada revista e instituição estabelecem quais os critérios para elaboração de artigos científicos. Abaixo segue o link o roteiro da UNIPAC, elaborado pela Bibliotecária Rosy Mara Oliveira.

link: http://www.unipac.br/bb/documentos/roteiro_elaboracao_artigo.pdf

Download do documentário "Vida no Ventre" (Life in the Womb) National Geographic Channel. Todos os direitos reservados.


O documentário aborda desde o momento da concepção até o parto. É especialmente interessante para a compreensão do Desenvolvimento Cognitivo dos seres humanos. Está divido em 20 partes. Baixe cada uma clicando com o botão direito no link escolhendo a opção "salvar destino como (se estiver usando o Internet Explorer)" ou "salvar link como (se estiver usando o Mozilla Firefox). A qualidade do vídeo está reduzida para que o mesmo possa ser baixado.

Link: http://www.apfn.com.pt/documentario/index.htm (note que há uma instrução para efetuar o download no final da página)

Desenvolvimento do DSM-V. O que muda?


Publicado em 1952 e atualizado pela quarta e última vez em 1994 (houve apenas uma revisão de texto em 2000), o documento de 943 páginas, que descreve cerca de 300 distúrbios psiquiátricos está sendo reformulado. O DSM-5 será publicado em Maio de 2013, e uma vez que UNIPAC Ipatinga estará formando novos psicólogos, seria interessante saber o que muda. As propostas dos comportamentos que passam a ser considerados anormais, os que deixam de ser, e os que se mantêm foi divulgada em fevereiro. Abaixo o link para visualização das propostas:

Site onde há a versão rascunho do DSM-V
http:///www.dsm5.org/Pages/Default.aspx (em inglês)

O DSM-V e a mídia: Reportagem Revista Época (edição on-line)