terça-feira, 27 de abril de 2010

Seminário do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise - CEPP – Vale do Aço


O CEPP – Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise – Vale do Aço convida os interessados pelo trabalho teórico e técnico que envolve a psicanálise, a participar do Seminário:


Introdução à psicopatologia psicanalítica



Investigar a psicopatologia do ponto de vista psicanalítico pressupõe uma leitura que considere o tipo clínico e o caso único. A concepção de tipo clínico surge de uma necessidade da psiquiatria em estabelecer e descrever as perturbações psicopatológicas. Trata-se de uma necessidade antiga, a de situar o diagnóstico como resultado de um discurso tecnológico e de suas variáveis.

A psicanálise não contribui para reforçar o discurso cientifico, seu interesse não é pela nosografia, mas pela dimensão inclassificável dos fenômenos psíquicos. Lacan trás uma contribuição valiosa nessa discussão, pois propõe pensar os fenômenos da psicose como estruturas de linguagem. Nosso estudo visa levantar uma discussão sobre as classificações do ponto de vista fenomenológico, ou seja, sobre a clínica do universal,e sobre a clínica do particular, cujo sentido do sintoma é único.


Módulo Um: Qual é a relação entre o caso e a teoria?

Nesse módulo nossa investigação está pautada na metodologia e na ética da psicanálise. Com Freud, temos a exposição sistemática de seus casos clínicos: ao mesmo tempo em que tornavam-se paradigmas de sua teoria, contrapunham sua teoria e/ou técnica.

Com Lacan, temos no seu primeiro ensino a concepção de uma clínica estrutural. A noção dos três registros, RSI, e sua releitura do Édipo freudiano introduz uma concepção psicopatológica baseada na relação do sujeito com a linguagem, isto é, com o significante.

Em seus Escritos, Lacan enuncia que os sujeitos de um tipo clínico, em sua estrutura, constroem um sentido diferente para seu sintoma. E, por isso, só existe análise do particular.

Com a dimensão da singularidade do caso e com a generalidade dos conceitos levantamos a questão: como articular o caso e a teoria?


Módulo dois: Uma distinção estrutural – neurose e psicose.

Em 1950 Lacan propõe uma distinção estrutural entre o campo das neuroses e das psicoses. O desencadeamento da psicose se liga a uma foraclusão do Nome-do-Pai, significante da lei que regula a economia libidinal na neurose.

Nesse módulo temos como objetivo a investigação sistemática de alguns conceitos: afirmação, negação, rejeição, denegação, foraclusão.


Informações e Inscrições

Coordenação: Virgínia Lúcia Souto Maior Sanábio, Marília Moreira, Elizete Gonçalves Soares.

Freqüência: Quinzenal (aos sábados)

Horário: 14h00min às 16h00min horas

Início: 22/05/2010

Duração: 1 ano

Inscrições: pelo telefone 3824-2499(falar com Sandra) das 14h00min as 19h00min horas ou no e-mail: ceppvaledoaco@yahoo.com.br

Local dos encontros: CEPP – Rua Euclides da Cunha 62, Cidade Nobre. Ipatinga.

Valor: R$50,00 por encontro.

Obs.: O CEPP fornecerá certificado

Texto:
Juliana Corrêa de Almeida Andrade

PISO SALARIAL PARA PSICÓLOGOS - PL 5440/09


A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou hoje (14/04) o Projeto de Lei 5440/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que institui o piso nacional para os psicólogos, no valor de R$ 4.650,00. A proposta acrescenta dispositivo à Lei 5.766/71, que criou o conselho federal da categoria.

Segundo o texto aprovado, este valor será reajustado logo após a sanção da lei, e, a cada ano subsequente, com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulada entre fevereiro de 2009 e o mês anterior ao início de vigência da lei. A partir daí, os reajustes serão anuais, também pela variação do INPC, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Mauro Nazif, o objetivo é garantir piso salarial digno para os profissionais da psicologia, que hoje sofrem com uma carga horária elevada para compensar os baixos salários. “A jornada de trabalho desgastante, associada ao estresse pelos deslocamentos entre os diversos locais da prestação dos serviços, compromete irremediavelmente tanto a saúde do profissional quanto a qualidade do atendimento ao paciente”, argumenta.

A Comissão seguiu o parecer, pela aprovação, do deputado Ribamar Alves (PSB-MA). Para ele, a proposta aborda um dos problemas cruciais do setor saúde - os baixos níveis salariais de seus trabalhadores. “Entre os sérios problemas no campo da saúde, a má remuneração de seus funcionários é um dos mais graves, e tem sido impeditivo para a melhoria da oferta de serviços para a população brasileira”, ressalta o relator.

Tramitação
O projeto será analisado ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: Câmara dos Deputados - 14/04/2010

Leia o Projeto de Lei 5440/09: www.camara.gov.br/sileg/integras/665352.pdf

Avulso: www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=669586

Cadastre-se e acompanhe: http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=439116

UNIPAC NA INTERNET - Siga, Adicione, e fique por dentro do que acontece na sua Universidade!!!


A maior de Minas e 4ª maior do Brasil não para de crescer e está marcando presença no mundo virtual. A partir de agora, você poderá saber tudo sobre eventos, campanhas de vestibular, artigos universitários e, o melhor: terá acesso a várias promoções que vão sortear muitos brindes. Faça parte de uma de nossas redes sociais. Seja nosso seguidor ou seguidora no Twitter e concorra a prêmios. Se preferir, visite nosso Orkut, deixe seu recado e fique atento às promoções. E, se o seu negócio é ficar por dentro de tudo o que acontece na sua área ou curso, acesse nosso blog.

Então venha logo fazer parte dessa rede!

Twitter: http://www.twitter.com/unipacvaledoaco

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=3174887140082353536

Blog: http://unipacvaledoaco.blogspot.com/

DOWNLOAD CID-10


Enquanto o DSM-IV (mais utilizado nos EUA), passa por uma reforma, disponibilizamos o download da Classificação Internacional de Doenças, versão 10. Usada em todo o mundo, é de eminente importância que o psicólogo saber como utilizá-la, uma vez que além de estabelecer critérios para diagnóstico, ela também é utilizada em atuações interdisciplinares (ou multidisciplinares/transdiciplinares). Para o estudante, é fundamental que entenda que de modo algum a CID-10 deve ser usada para "rotular" o paciente, pois, cada ser humano é único do ponto de vista biológico e subjetivo, e deste modo, deve ser respeitado em sua singularidade.

Download: click aqui
Note que há 3 formas de consulta, uma versão on-line e duas para serem baixadas.

Particularmente, a versão HLP (Help para Windows) é excelente, de fácil compreensão e consulta.

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO – IV CBPOT


Será realizado no período de 05 a 08 de julho de 2010, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo em São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

O objetivo do IV CBPOT é criar oportunidade para a divulgação do conhecimento, o debate entre diversos atores da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e afins, o contato entre eles e a oportunidade para que suas redes se fortaleçam e novas se formem, permitindo que em um futuro próximo os especialistas sejam capazes de propor uma Agenda Brasileira de POT que contribua para aprimorar ainda mais a formação profissional nesta área, promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores brasileiros e fortalecer a competitividade das empresas.

Fonte: www.cbpot2010.com.br/

Psicologia Vai ao Cinema



O
Curso de Psicologia da UNIPAC promove a exibição do Documentário: CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

Foco: Influência da mídia no desenvolvimento da criança – Interlocução Psicologia, Publicidade e Direito

Data: 15 de maio

Horário: 13h30

Local: sala 424, Unipac

A mesa para comentário será formada pela Professora Fúlvia, representanto a psicologia, o publicitário Rodrigo e o professor da UNIPAC e advogado Vicente Costa.

Haverá certificado pela participação.


Ficha Técnica:

Diretora: Estela Renner
Produtor: Marcos Nisti - Maria Farinha Produções
Roteiro: Estela Renner e Renata Ursaia
Gênero: Documentário


Sinopse:

Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?
Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.


Fonte: Instituito Alana



Trailer: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=rW-ii0Qh9JQ

II Congresso Brasileiro de Saúde Mental


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
03 a 05 de Junho de 2010

Acontecerá juntamente com o IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial.

Tema: Loucura e Saúde Mental no Século XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras.

Eixos: 1) CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO
2) CIÊNCIA E SAUDE MENTA
3) CULTURA, MIDIA E DIVERSIDADE
4) INSTITUCIONALIZACÃO E JUDICIALIZACÃO
5) POLÍTICAS PÚBLICAS
6) ATENCÃO PSICOSOCIAL

Fonte: ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental




6º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções




De 9 a 12 de Junho de 2010 - Expogramado - Gramado-RS

O Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções chega à sua sexta edição, de 10 a 12 de junho de 2010, em Gramado / RS, com o objetivo de valorizar a troca de experiências, semear o debate, promovendo ao participante contato com diferentes pontos de vista. A previsão de público para 2010 é de 2300 participantes de todo o Brasil.
A idéia de fomentar um núcleo de conhecimento que possibilitasse a interface entre profissionais e estudantes de diversas áreas, com interesse sobre as relações mente-cérebro motivou a criação e o desenvolvimento desse encontro anual que congrega, entre outros, psiquiatras, neurologistas, geriatras, clínicos gerais, pesquisadores da área básica e profissionais e estudantes da psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e pedagogia.

Integram o 6° CBCCE:

- Simpósio de Atualização em Doenças do Sistema Nervoso
- Jornada Nacional de Neuropsiquiatria Geriátrica
- International Meeting on Sleep Medicine
- Encontro Nacional de Neuropsicologia
- Movement Disorders Symposium.

Fonte:
http://www.cbcce.com.br/



II Congresso Internacional de Educação


De 27 a 29 de maio de 2010, em Ponta Grossa – Paraná, acontecerá o 2ª Congresso Internacional de Educação que será dividido em: Sessões Técnicas, Palestras e Palestra Internacional. O objetivo é estimular a troca de idéias, articular informações, experiências e conhecimentos entre os professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais.

Local: Ponta Grossa - Paraná – Brasil

Educação, Trabalho e Conhecimento: desafios dos novos tempos

Período: 27 a 29 de Maio de 2010
Local: Cine-Teatro Pax
Rua Dr. Antonio Russo, 28 - Oficinas
Ponta Grossa - Paraná

Programação do Evento: aqui

Contato: