O CEPP - Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálse do Vale do Aço - apresenta e coloca em discussão o filme:
O Enigma de Kaspar Hauser
Filme alemão de 1974. Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contato verbal com nenhuma pessoa, fato esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras e, com seu posterior contato com a sociedade, ele pode aprender a falar.
Em comemoração aos seus 30 anos, a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) promove concurso para renovação de sua identidade visual, a partir da seleção de nova logomarca.
Fundada em 10 de julho de 1980, a ABRAPSO constitui-se em importante espaço de intercâmbio, produção de conhecimento e posicionamento crítico frente aos problemas sociais que a realidade brasileira tem apresentado à Psicologia Social. Nossa entidade reúne pesquisadores, gestores públicos, psicólogos, ativistas e estudantes, que atuam a partir de uma perspectiva psicossocial crítica. Mais informações no site www.abrapso.org.br.
27 de agosto: Data limite para envio de proposta por E-mail (logoabrapso@gmail.com) e para envio, pelo correio, da Ficha de inscrição.
Ao participarem do concurso, os concorrentes concordam com todas as condições descritas no Regulamento anexo.
Em 30 de setembro de 2009, duas mil e trezentas (2300) pessoas, entre usuários, trabalhadores, militantes e estudantes, reuniram-se na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, defendendo as formas de tratamento que substituem o velho manicômio e permitem o convívio social aos indivíduos que possuem sofrimento mental. A “Marcha dos Usuários por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” fez acontecer o que parecia improvável: pessoas chamadas loucas, inválidas, com histórias de internações, se deslocaram para Brasília e foram recebidas pelo Planalto, em dez audiências em Ministérios, na Câmara e no Senado.
Durante a Marcha foi feito um chamado aos estudantes para um debate sobre a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Um número significativo de estudantes apresentou-se e deu início a discussões produtivas sobre o tema. Na ocasião foram travados inúmeros debates e discussões que tiveram como resultado a criação do 1º Encontro Nacional de Estudantes Antimanicomiais (ENEAMA) que ocorrerá no mês de Setembro em Porto Alegre.
O I Encontro Mineiro de Estudantes Antimanicomiais pretende atrair estudantes organizados em entidades estudantis ou não a debater e se formar sobre o tema, para que estes possam retomar a discussão em suas Universidades de modo a levar estudantes instigados a repensar sua formação para o I ENEAMA.
PROGRAMAÇÃO
·18/06/10 (Sexta-feira)
A partir de 18:00 Acolhimento, inscrição e acomodação das pessoas de fora de BH
19/06/10 (Sábado)
08:00 Acolhimento e inscrição das pessoas de BH
09:00 Mesa 1: Histórico e conjuntura da Luta Antimanicomial 10:00 Café
10:20 Plenária
11:00 Grupos de Discussão: a formação em Saúde Mental
12:00 Repasse dos Grupos
13:00 Almoço
15: 00 Mesa 2: Luta Antimanicomial e Movimentos Sociais
16:00 Plenária
16:30 Lanche Cultural
17:30 Mesa 3: Como funciona a Saúde Mental em MG
18:30 Plenária
19:00 Confraternização
·
20/06/10 (Domingo)
09:00 1º ENEAMA
10:00 Grupos de Trabalho: Divulgação e Financiamento