A inserção da Psicologia no campo da educação trouxe importantes perspectivas na compreensão dos processos educativos e dos aspectos a eles ligados, contribuindo significativamente na eficácia da prática escolar. A Psicologia Escolar, cuja práxis se sustenta em múltiplos referenciais, ou seja, em campos distintos do conhecimento sem, contudo, perder sua especificidade, vem sendo cada vez mais convocada a contribuir nestes contextos.
Os profissionais e estudiosos da área aguardam com expectativas a aprovação de um Projeto de Lei, proposto ao Senado Federal pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) juntamente com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que versa sobre a inserção oficial do psicólogo no sistema educacional brasileiro. Se aprovada, devem-se abrir vagas em concursos públicos para provimento de cargos na área, além de ampliar a atuação deste profissional nas escolas particulares e secretarias de educação. Discute-se ainda no Conselho Federal de Psicologia a inserção de disciplinas da Psicologia no Ensino Médio.
Outro importante fato do momento foi a escolha do ano de 2008 pelo Conselho Federal de Psicologia como o ano da Psicologia na Educação. Vários temas estão sendo discutidos em pequenos eventos em diferentes cidades do Brasil, como preparação para um Encontro Nacional que acontecerá em 2009.
O Curso de Psicologia da UNIPAC Vale do Aço também se interessa sobre o tema Educação e oferece aos seus alunos a oportunidade de se inserirem no campo educacional através de estágios curriculares. Os alunos realizam no 9º e no 10º períodos o Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar, ligado à Ênfase Psicologia e Processos Educativos. Há vários alunos desenvolvendo atividades em instituições escolares da região com resultados muito interessantes, tanto para os estagiários como para essas instituições.
Alguns alunos do 10° período matutino e do 10° noturno vêm se destacando em seus campos de estágios ao trabalhar com os professores questões atuais do cotidiano escolar. Os critérios para escolhas dos temas partem de levantamentos de demandas (necessidades) das instituições na primeira parte do estágio. A segunda etapa é destinada à intervenção no campo de estágio. A dupla Natalício e Sirlene, do 10° período noturno, trabalharam com os monitores e professores da Creche Lírio dos Vales, em Coronel Fabriciano, temas como “Desenvolvimento infantil”, “Uso dos contos e histórias infantis”, “Transtornos comuns na infância” e “Linguagem”. A dupla pretende ainda desenvolver na instituição, no próximo semestre, quando já estarão formados, o “Programa de educação psicomotora relacional”. Os formandos também fazem planos para o futuro profissional, pretendendo trabalhar com capacitação de docentes.
A dupla Júlio André e Aline Lara, do 10° período matutino, no mesmo campo da dupla anterior, trabalharam no semestre passado com famílias, desenvolvendo palestras sobre as áreas de atuação do psicólogo, demanda apresentada pelas famílias no levantamento. Discutiram ainda com os pais o tema “Violência infantil”, levando como convidada especial a Conselheira Maria da Consolação Marques, do Conselho Tutelar de Ipatinga, que falou sobre o assunto aos pais. Maria da Consolação também é aluna do 10° período noturno do Curso de Psicologia da UNIPAC.
Francislaine e Vilma, do 10° período noturno, realizam estágio no Centro Educacional Raios de Luz, em Ipatinga. No semestre passado, elas puderam identificar e encaminhar alguns casos entre os alunos para atendimento especializado, orientaram pais e professores sobre as necessidades desses alunos e ainda promoveram um Encontro de Pais para discutir a importância da família no desenvolvimento e na vida escolar das crianças. Nesse semestre, realizaram um ciclo de oficinas com professores, com os temas “Comunicação não violenta”, “Motivação docente” e “Relações inter-pessoais na equipe docente”. A dupla foi ouvida pela Coordenadora de Creches da Secretaria de Educação de Ipatinga e convidada a falar para um grupo de professores da Rede Pública de Ensino, sobre o tema Comunicação.
Júlio e Aline também despertaram a atenção da Secretaria de Educação de Coronel Fabriciano, sendo igualmente convidados a desenvolver com educadores da rede os temas: “Indisciplina escolar” e “Sexualidade infantil”. Além disso, a dupla foi solicitada e aceitou o desafio de apresentar esses temas à Creche Infantil Esperança do Amanhã, no bairro Vila Militar, em Ipatinga. A Coordenadora da Creche procurou a Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIPAC em busca de parceria e encontrou a oportunidade através dos estagiários.
Julio e Aline na Secretaria Municipal de Educação de Coronel Fabriciano.
Julio na Creche Infantil Esperança do Amanhã
É bom ressaltar que os demais estagiários vêm realizando atividades em várias escolas públicas e particulares, bem como em creches da região. O trabalho realizado por eles não somente tem contribuído com a prática escolar, como tem aberto o campo da Psicologia Escolar no Vale do Aço, apontando a carência e demanda do profissional psicólogo no sistema educacional.
Os alunos desse estágio são orientados pela professora Márcia Aparecida de Souza, supervisora do estágio em Psicologia Escolar da Ênfase Psicologia e Processos Educativos e professora no Curso de Psicologia da UNIPAC Vale do Aço.